Até 26/03: 7 casos de dengue em 2020


Publicado em 26 de março de 2020
Eliana e Olívia, do setor de Vigilâncias, reforçam a importância dos cuidados para prevenção

Em meio a pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura faz um alerta sobre um problema que parece secundário no debate público: o aumento de casos de dengue em todo o país.

O alerta é feito pela diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Eliane Raetano, e pela servidora pública do setor, Olívia Baialuna.

“Precisamos nos atentar à proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. É certo afirmar que existe uma epidemia da doença em diversas regiões. E desde que um novo sorotipo da doença voltou a circular (tipo 2), o número de pessoas infectadas vem crescendo”, relatam.

Ocorre que, historicamente, o pico da dengue costuma acontecer em abril, em função do período chuvoso e de outros fatores. Municípios vizinhos se deparam com o aumento de casos, e a região deve ficar em alerta.

“Em Iracemápolis, temos sete casos confirmados de 1 de janeiro a 26 de março. Não é muito se comparado a outras realidades, mas o quadro pode mudar se não seguirmos uma série de medidas preventivas”, completam.

Para isso, elas pedem a colaboração da população em ações de prevenção. “O mosquito transmissor coloca ovos em água parada limpa. Evite acúmulo de água em vasinhos de plantas, garrafas, limpe caixas d’água e mantenha terrenos em ordem”, orientam.