Biblioteca celebra 23 anos e promove conscientização sobre o Setembro Amarelo


Publicado em 6 de outubro de 2021

 

 

A Coordenadoria de Ação Cultural, Gestão de Eventos e Turismo e a Biblioteca Pública Municipal Maria Dezonne P. Fernandes realizaram na última quarta-feira, 29, um evento em comemoração aos 23 anos da Biblioteca Municipal.

Além da celebração do aniversário da Biblioteca, o evento uniu em sua programação rodas de conversa e palestra relacionadas à temática do Setembro Amarelo, mês de conscientização da Saúde Mental e prevenção ao suicídio.

A abertura oficial aconteceu no período da manhã para convidados e contou com a presença da prefeita Nelita Michel, que destacou o empenho de toda equipe em promover um dia especial de reflexão a todos. “Vemos o trabalho de vocês em cada detalhes, obrigada de coração por tanto empenho”, citou.

Participaram ainda alguns coordenadores e diretores de departamentos e representantes da família da Dona Mariazinha Pacheco, Sr. Mario Pacheco Fernandes e o Professor José Zanardo que foi um dos idealizadores da Biblioteca Pública.

A palestra de abertura contou com a presença do psicólogo convidado Virgílio Paulo da Silva Alves de Campinas com o tema: ‘Setembro Amarelo: a importância da conscientização’. Na parte da tarde e noite aconteceram Rodas de Conversa. Na parte da tarde com as psicólogas da Rede de Saúde de Iracemápolis: Elisandra Rizzo e Gisele Camargo Cintra com o tema “Saúde Mental na Infância e Adolescência”. No período da noite, com a Pedagoga e Psicanalista Fabiana de Aguiar Inez com o tema: “Emoções em roda: como enfrentar a depressão”, ambas abertas ao público em geral.

A Coordenadora de Ação Cultural, Dalila Mouro, destaca que “foi extremamente gratificante para nós realizar um evento com uma temática tão importante para nossa sociedade e que muitas vezes é tão pouco falada. Tive conhecimento esse ano de casos de tentativas de suicídio em nossa cidade e fiquei muito preocupada. Celebrar a vida é muito importante e cuidarmos dela e nos conscientizarmos sobre como podemos auxiliar as pessoas que precisam de mais apoio é fundamental para todos nós”.

Poder levar as pessoas novamente para o espaço da Biblioteca após esse período de isolamento foi um prazer imenso para toda equipe. “Os encontros foram muito participativos e auxiliaram muito a todos presentes sobre como podemos nos apoiar e enfrentar juntos situações desafiantes, além de despertar a vontade em realizar mais encontros futuros”, ressalta a equipe.