Busca de recursos em Brasília


Publicado em 2 de outubro de 2019
Visita ao gabinete do deputado Vanderlei Macris integrou agenda de compromissos

O prefeito Fábio Zuza e os vereadores Claudinho Cosenza e Denílson Granço estiveram em Brasília participando de reuniões para tratar de convênios e programas federais.

Na oportunidade, passaram por gabinetes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em busca de emendas parlamentares e de recursos para o Município. Também passaram pelo Ministério da Cidadania e participaram de reuniões na Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

“Em contato com a equipe técnica dos departamentos, protocolamos uma série de reivindicações em prol de Iracemápolis. Foi uma oportunidade de contato direto com setores federais importantes”, afirmou o prefeito.

Claudinho e Denílson informaram que a viagem também teve o propósito de buscar informações sobre o futuro do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

“O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica nos municípios, mas o modelo atual vence em 2020. É preciso estar atento a isso e se inteirar do novo modelo, pois o Fundeb garante uma boa parte dos investimentos na área”, completaram.

CESSÃO ONEROSA

Quem acompanha os noticiários sobre economia certamente já ouviu falar sobre “cessão onerosa” — que, em resumo, é um acordo entre o Governo Federal e a Petrobras que pode render recursos extras aos municípios.

“A proposta garante a divisão de recursos do pré-sal com as prefeituras, de acordo com critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, explicou Claudinho.

Porém, ele explicou que o acordo precisa ser aprovado antes pela Câmara dos Deputados. “É importante que prefeitos e vereadores se manifestem junto aos deputados sobre a importância disso para as cidades”, relatou.

As prefeituras dos municípios pequenos estão enfrentando dificuldades financeiras e muitas sobrevivem quase que exclusivamente do FPM. “Por isso, o recurso da cessão onerosa viria em ótimo momento”, completa.

MACRIS

Fábio, Claudinho e Denílson visitaram o gabinete de diversos deputados, com destaque para Vanderlei Macris.

De acordo com Denílson, Macris é um deputado atuante na região e tem grande conhecimento sobre as necessidades de Iracemápolis, o que ajuda a resolver problemas que impactam na rotina da população.

“O Macris é conhecedor dos desafios de nossa cidade e está à disposição para ajudar. Protocolamos solicitações diversas e debatemos questões em infraestrutura e educação”, concluiu.