Departamento de Saúde participa de evento sobre Regionalização na Saúde
Publicado em 15 de setembro de 2023

Funcionárias do Departamento de saúde participaram da Oficina de Regionalização da Saúde, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde em Piracicaba. O evento aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro e contou com a presença do secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva e diversas autoridades.
O encontro teve a presença de membros das quatro Comissões Intergestores Regional (CIR) que fazem parte da Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba, Rio Claro, Araras, Limeira e Piracicaba. Estiveram presentes Karina Ap. Brunetta, Eliane F. Raetano, Milene de Godoy Serrati e Melissa Rocha.
A oficina teve como principal objetivo identificar a situação de saúde no território, capacidade instalada, fluxos de referências e definição de necessidades e prioridades para construção do Sistema Único de Saúde Regional.
“A regionalização é a completa reestruturação da rede de saúde pública. Vamos identificar quais são os principais problemas de cada região e alterar as métricas de distribuição de recursos. Isso por meio da criação de redes regionais de serviços de saúde que englobam um determinado número de municípios”, apontou o Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
O objetivo do programa é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento. Atualmente, os municípios aplicam até 40% do seu orçamento na saúde, mas, devido à falta de integração das unidades, muitas vezes o cidadão ainda não tem suas necessidades atendidas. O projeto prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde.
O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.
Fonte: http://www.saude.sp.gov.br/