Novembro Azul: Saúde finaliza campanha com resultado significativo em testes e orientações

Publicado em 22 de novembro de 2022

*Houve ainda espaço para vacinação de reforço contra a covid-19

No último sábado, dia 19, a Secretaria de Saúde, realizou mais uma importante ação. Desta vez, com foco na saúde dos homens, a campanha Novembro Azul, visa a prevenção ao câncer de próstata.
Neste ano, a campanha se iniciou em setembro com oferecimento de maior número de exames de sangue, buscando ampliar as informações e acompanhamento. Agora, foi a vez desses homens, realizarem também o exame de toque, passo fundamental na prevenção.
No total, desde o início, a campanha realizou a inscrição de 374 pessoas. Desses, todos os que procuraram pelas equipes foram atendidos. A primeira fase atendeu 353 homens com os exames de sangue/ PSA. Todos foram chamados para também fazer o exame de toque. No sábado, foram efetuados 283 exames de toque com três médicos que estiveram à disposição. Foram ainda realizados 80 encaminhamentos e, desses, 19, foram indicação de biópsias.
A equipe também montou um espaço para vacinação de reforço contra a covid-19. Foram aplicadas 38 doses.
Os homens contaram com um café da manhã, apresentação da cantora Paloma Custódio e muitas orientações. A ação contou com a presença da prefeita Nelita Michel, que deixou um agradecimento à toda equipe de Saúde pela dedicação no cuidado da população.
Secretário de Saúde, Juvenal Bapstistella Chiocheti, destacou que o objetivo é seguir ampliando as ações de prevenção e cuidados. “Sabemos que o acompanhamento correto pode ser definitivo para salvar vidas e nosso objetivo é promover a prevenção, a informação e o atendimento adequado em todos os níveis à nossa população”, concluiu.