Paulo Borba: “Melhoramos o controle de gastos em prol de uma gestão mais eficiente”

Publicado em 31 de janeiro de 2018
Paulo Borba: "Melhoramos o controle de gastos em prol de uma gestão mais eficiente"
Diretor de Compras e Licitações fala sobre revisão de contratos e economia

A Diretoria de Compras e Licitações é um setor chave da administração pública. A boa gestão de orçamentos, compra de materiais e prazos de entrega ajuda o prefeito Fábio Zuza a investir com eficiência neste cenário de crise financeira.

O departamento tem a direção de Paulo Sérgio Borba. Nesta entrevista, ele fala sobre o trabalho de revisão de contratos feito pela Prefeitura, que gerou economia.

A Prefeitura economizou ao revisar contratos com fornecedores?

Ao assumir a gestão, fizemos um levantamento dos contratos que a Prefeitura tinha. Foram necessários 60 dias para examinar. Avaliamos que muitos estavam com o preço muito alto. Cortamos alguns, pois achamos que as cláusulas não eram seguras, e renovamos outros, mas só depois de chamar o fornecedor e solicitar um desconto de 20% a 30%.

Também houve redução de custos com aluguéis?

Sim, mexemos na locação de prédios transferindo setores que estavam em locais alugados, como Promoção Social, CRAS e Procon. O gasto era próximo a R$ 20 mil por mês, o que dava R$ 240 mil por ano.

Cite outras economias.

Melhoramos o controle de gastos em materiais de limpeza, papelaria, merenda e gráfica. E baixamos o custo de licitações importantes, como a da troca dos alambrados do Centro de Lazer e a do recape de ruas.

Foi contratada uma empresa para resolver o aterro sanitário?

O aterro sanitário era um lixão a céu aberto. Para resolver, contratamos a empresa Forty para coleta, transporte e destinação final do lixo. Além de trazer economia, ficamos em acordo com as leis ambientais.

E sobre os ecopontos?

O prefeito fez um trabalho muito importante com os ecopontos, desativando os dois antigos, em parceria com empresas, e implantando um novo no Parque Empresarial. Foi contratada a empresa Piraenge para retirar os reciclados e dar a destinação correta.

O que você destaca no setor de Compras sob sua gestão?

Implantamos medidas para gerir melhor os contratos. Hoje cada contrato tem seu gestor para controle e fiscalização. Estamos trabalhando com a assessoria de uma empresa especializada em controle de gastos, que nos ajuda a avaliar despesas e reduzi-las.