Prefeitura promove zeladoria urbana

Publicado em 6 de janeiro de 2017
Centro de Lazer começa a receber atenção especial; local está degradado

A Prefeitura de Iracemápolis está sob nova direção: o prefeito Fábio Zuza assumiu o cargo em 1 de janeiro. Os primeiros dias de trabalho foram dedicados a reorganizar os setores e a levantar pendências. O prefeito tem feito reuniões com coordenadores e atendido a população.

O momento econômico impõe um grande desafio. Há muita coisa para ser resolvida e uma quantidade considerável de prestadores de serviços com dinheiro a receber. O setor financeiro ainda calcula o montante da dívida herdada na modalidade “restos a pagar”, mas é certo que o valor é alto.

Um balanço interno começou a ser feito para ter um panorama mais concreto. A partir daí, será possível traçar o remanejamento de recursos e organizar a planilha orçamentária de áreas como saúde e educação.

FORÇA-TAREFA

Enquanto corre para resolver problemas financeiros, a nova gestão começa a cuidar da zeladoria urbana. O trabalho de limpeza foi intensificado, assim como o corte dos matos altos da cidade.

O setor de Planejamento Urbano está visitando escolas, praças e repartições para levantar o estado de conservação do patrimônio público. Muitos prédios — como CEAC, Leontina de Oliveira, Dulcídia Costa Rivaben e o antigo Pato Donald — estão com infiltrações, trincas, calhas entupidas e problemas no telhado.

O Centro de Lazer tem bancos quebrados, alambrados danificados, lagoa assoreada, muros caindo, infiltrações nos dois salões e banheiros em péssimo estado. O campo de areia, os brinquedos infantis e a pista de cooper não recebem manutenção há tempos. A pista de skate foi demolida para reforma, mas a obra está parada.

Em razão disso, o esforço inicial de zeladoria está concentrado no local.