“Programa de controle de gastos é passo importante para criar no município a cultura da eficiência”, afirma Fábio Zuza


Publicado em 5 de setembro de 2017
"Programa de controle de gastos é passo importante para criar no município a cultura da eficiência", afirma Fábio Zuza
Prefeito: “Gestão busca aliar redução de custos e bons investimentos”

Na entrevista a seguir, o prefeito Fábio Zuza fala sobre como tem conduzido a gestão na área de finanças.

Graças a um trabalho de gerenciamento de despesas, a Prefeitura tem conseguido manter em dia o salário dos servidores, o pagamento de fornecedores e o repasse de recursos para entidades sociais, como AAPCI, Lar São Vicente de Paulo e outras.

 

Fale sobre o programa de eficiência de gastos implantado na Prefeitura.

Desde o início de nossa gestão, colocamos o objetivo de equilibrar as contas do município, pagar os fornecedores atrasados e recuperar a credibilidade da Prefeitura. Lembro que Iracemápolis era um exemplo a ser seguido na região, mas isso se perdeu em razão de uma série de fatores. Com boa gestão, boa equipe e objetivos bem definidos, estamos revertendo o quadro. O programa de eficiência de gastos é um grande passo para criar no município a “cultura da eficiência”, ou seja, estamos estabelecendo diretrizes que serão seguidas no Paço Municipal por muitos anos.

 

A Prefeitura tem trabalhado em parceria com muitas empresas. Isso melhora a gestão pública?

Isso é parte de um conjunto de ações que visa melhores resultados no serviço público. A gestão busca entregar resultados satisfatórios e muitas empresas estão nos ajudando porque dão credibilidade ao nosso trabalho. Além disso, também fechamos parcerias com organizações de ensino e departamentos estaduais e federais.

 

O senhor conseguiu, mesmo em crise financeira, acertar o reajuste salarial de 2017 dos servidores. E começa agora a pagar os atrasados de 2015. Fale sobre o assunto.

Penso que isso é mais uma forma de valorizar os funcionários que trabalham em prol do município. O reajuste foi de 6,58% e inclui o benefício saúde e o vale alimentação. Foi uma conquista, graças também ao trabalho e a postura sempre correta do sindicato dos servidores.

 

O senhor é conhecido por administrar perto das pessoas. Essa é a marca da sua gestão?

Sim. Sempre digo que as portas estão abertas a todos e convido as pessoas para participar da vida pública, a nos procurar, pois uma cidade melhor é fruto do trabalho conjunto entre prefeitura e população. Estar prefeito é, antes de tudo, um serviço ao próximo, é estar sempre à disposição.