Relatório de Ações Semanal de 08 a 13 de novembro

Publicado em 17 de novembro de 2021

ADMINISTRAÇÃO

• O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) divulgou listas de municípios que estão em alerta em relação a questões orçamentárias, com base nos primeiros oito meses do ano. Iracemápolis, no entanto, está entre os 28 municípios do Estado na lista dos que estão com os dados regulares, ou seja, sem alerta e, portanto, em ordem.

• A Prefeitura anunciou o projeto “Prefeita no Bairro”. Por meio dessa proposta, diretores de diferentes setores da Prefeitura, assim como a prefeita Nelita Michel, irão dedicar parte de um sábado para atendimento da população nos bairros. O primeiro encontro ocorrerá no dia 20 de novembro, na Praça da Bíblia, abordando todos os bairros da região. O horário será das 9h às 11h.

• Na última quinta-feira, dia 11, Iracemápolis marcou presença durante a 5ª edição do encontro da Associação dos Pequenos Municípios do Estado de São Paulo (AMPPESP). Estiveram presentes a prefeita Nelita Michel e os diretores de Administração e Desenvolvimento Econômico, Silvio José Sartori e Wilson Aparecido da Silva.

• Foi realizada, na última semana, a Audiência Pública sobre a LDO;

• A prefeita Nelita Michel e representantes do Fundo Social de Solidariedade participaram da retomada dos encontros do Grupo da Terceira Idade no Centro de Lazer;

• A Prefeitura publicou decreto que alivia restrições relativas à pandemia de covid-19. O documento replica o conteúdo do Decreto Estadual. Seguirá em vigor a exigência de uso de máscara e o cumprimento de normas sanitárias como a utilização de álcool em gel;

• Na segunda-feira, a prefeita Nelita Michel e o presidente da Câmara, Jean Ferreira, receberam um kit esportivo por meio do deputado estadual Roberto Morais. Ambos foram à Piracicaba para receber e agradecer ao parlamentar. No kit, estão inclusos bolas, medalhas, troféus, uniformes e outros itens.

SAÚDE

• Adolescentes de 16 e 17 anos foram vacinados na última semana com a segunda dose contra a covid-19;

• Adolescentes com 14 e 15 anos recebem a segunda dose nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro. Jovens de 16 e 17 anos que não se vacinaram nesta semana também poderão tomar a 2ª dose nesses dias;

• De acordo com a pasta, os adolescentes de 12 e 13 anos serão vacinados com a segunda dose nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

CULTURA E EDUCAÇÃO

• A escola municipal de Iracemápolis, Professora Dulcídia Costa Rivaben, concluiu na última semana um importante projeto que foi realizado em parceria com o Sebrae. Além do aprendizado tradicional em sala de aula, os alunos puderam aprender noções de empreendedorismo.

• Um sábado diferente com arte, cultura e muita reflexão marcou o início das ações que retratam o Mês da Consciência Negra no Município. O evento ocorreu no sábado, 6, na Biblioteca Municipal “Maria Dezonne Pacheco Fernandes”. A realização foi da Coordenadoria de Ação Cultural.

SANEAMENTO

• Começou o procedimento de dedetização na rede de esgoto do município com objetivo de controle de pragas, feito anualmente. No prazo de 30 dias toda a cidade será contemplada com o serviço;

• Hoje, o setor informou um importante trabalho de manutenção na ETA. Por esse motivo, foi solicitado o uso de água com cautela.

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE

• A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Michele Vilas Boas, esclarece que, devido a questões de orçamento, tomou-se a decisão da abertura dos pedalinhos duas vezes ao mês, sendo sempre aos domingos após o pagamento e vale. A definição ocorre devido aos gastos com a atração que envolve pagamento de bombeiro (salva-vidas) e outros.

SERVIÇOS URBANOS

• Limpeza e roçagem na Praça da Bíblia;

• Roçagem e limpeza do campo do Bairro Aquárius;

• Roçagem, limpeza e poda de galhos no Paço Municipal;

• Roçagem na Creche Constante Ometto;

• Retirada de materiais inservíveis despejados em rua do Residencial Orquídeas.

DEFESA CIVIL

• Equipe deslocou-se até a rua João Ometto, onde encontrava-se fios de internet soltos pela via. Realizou a retirada dos fios e realizando o descarte adequado;

• Deslocou-se até à Usina Iracema para analisar e capturar duas aves que se encontravam em local de risco. Aves resgatadas e soltas na natureza;

• Apoio à GCM e Promoção Social na retirada de materiais em área verde;

• Rondas preventivas pela cidade, nos seguintes bairros: Paineiras, Morro Azul, Aquárius, Ecoponto, Carolina Ometto Pavan, áreas da represa, áreas industriais e Centro;

• Apoio ao Setor de Água e Esgoto pela represa Boa Vista;

• Deslocou-se à Rua Alves de Oliveira onde havia um enxame de abelhas. O local foi analisado, porém, devido às chuvas não foi possível realizar a captura do enxame;

• Apoio à GCM na remoção de materiais;

• Abastecimento de caixa d’água pelo Bairro Marrafon;

• Análise e retirada de enxame de abelhas em empresa do município;

• Retirada de fios soltos pela avenida Pedro Cosenza;

• Retirada de enxame de abelhas pelo bairro Jardim Alvorada com soltura adequada;

• Recolhimento de fios que estavam soltos pela rua Zaira Paggiaro Ometto.