Saúde conclui Outubro Rosa com saldo positivo na busca por exames e informações


Publicado em 4 de novembro de 2022

 

Durante o mês de outubro, a equipe de saúde de Iracemápolis deu destaque aos trabalhos realizados em prol da Campanha Outubro Rosa. O diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero foram os temas das ações desenvolvidas durante toda a campanha.

Ao total, foram realizados cerca de 210 exames preventivos de colo de útero, e 140 solicitações de mamografias. A adesão da população frente as ações desenvolvidas na área da saúde foram bastante positivas, além disso, a campanha pôde proporcionar as usuárias o acesso às informações sobre a doença, diagnóstico, tratamento, redes de cuidados e apoios, entre outras informações diretamente relacionadas à patologia, proporcionando também conhecimento e autocuidado da saúde da mulher.

O principal objetivo da campanha foi promover a sensibilização e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado do câncer de mama e de colo de útero. Durante a programação do mês, as atividades do outubro Rosa ocorreram em todas as unidades de saúde, entre elas destacaram-se mutirão do Papanicolau com horário estendido, aulas de zumba oferecidas a população feminina, café da manhã especial, sorteio de brindes, palestras educativas aos usuários, acolhimento para consultas de saúde da mulher, solicitação de mamografias, atendimentos de podologia e Palestras no setor de empresas realizadas pelas enfermeiras das unidades de saúde.