Saúde inicia campanha para o descarte correto de medicamentos

Publicado em 2 de agosto de 2022

A Prefeitura Municipal de Iracemápolis, através da Equipe da Assistência Farmacêutica, está desenvolvendo nas Unidades de Saúde a campanha de conscientização da população da importância do descarte correto de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso. Basta entregar os remédios vencidos nas unidades de Saúde.

É importante ressaltar que a campanha tem os objetivos:
– Prestar orientação e conscientizar a população em geral sobre o descarte correto de medicamentos (fracionados, vencidos ou não vencidos);
– Diminuir a contaminação ambiental (solo e água);
– Reduzir o uso indevido e abusivo de medicamentos;
– Receber e dar destino correto aos medicamentos em desuso;
– Diminuir problemas e riscos à saúde pública.

Para a realização da campanha, basta a população procurar a Unidade de Saúde a qual pertence e fazer a entrega dos medicamentos na Farmácia. O prazo da campanha é indeterminado, por ser uma ação importante de responsabilidade socioambiental.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA ARMAZENAMENTO E DESCARTE

• Não amasse ou corte as cartelas dos medicamentos para não danificar o medicamento, perder suas informações ou mesmo dificultar sua identificação, mantenha o medicamento na embalagem original.
  • Guarde os medicamentos protegidos de luz, calor, umidade (evite guardar em cozinha e banheiro ou outros locais que tenham muita umidade ou temperaturas elevadas).
  • Alguns medicamentos necessitam de armazenamento na geladeira. Não armazene no congelador e nem na porta da geladeira.
  • Lembre-se que os medicamentos não devem ficar em ambientes fechados com exposição ao calor do sol (como no carro, por exemplo) por um longo período.
  • Mantenha os medicamentos em locais protegidos de insetos e roedores, e longe de alimentos, de produtos químicos e de produtos de limpeza.
  • Mantenha os medicamentos fora do alcance de crianças e dos animais de estimação.
  • Caso haja em casa medicamentos não utilizados, ou sobras de tratamento procure a Farmácia da sua Unidade de Saúde para o descarte adequado. Não jogue medicamentos na lixeira, pia ou no vaso sanitário, porque eles contaminam o meio ambiente.

Fonte: Assistência Farmacêutica/2022/ Prefeitura Municipal de Iracemápolis