Melhorias no setor de Transportes

Publicado em 30 de janeiro de 2020
Lela informa melhorias no setor de Transportes
Coordenador destaca padronização da frota, uso de GPS e parceria com taxistas, entre outras ações

O diretor municipal de Transportes, Clodoaldo Benedicto (Lela), fala nesta entrevista sobre diversas melhorias realizadas no setor.

Entre as medidas, destaca a padronização da frota de veículos, a utilização de GPS para controle e a parceria com taxistas para transporte de paciente em hemodiálise.

De acordo com ele, o objetivo principal desses trabalhos foi tornar o setor mais eficiente e diminuir gastos, em decisões tomadas em reuniões com o prefeito Fábio Zuza. Confira.

Os veículos da Prefeitura agora têm GPS?

Sim, todos os carros da Prefeitura agora são controlados por GPS. Isso visa controlar combustível, garantir mais segurança para quem viaja e preservar a frota. O aparelho registra a hora que o veículo saiu, por onde passou e o horário de retorno.

Como é feito o controle de combustível?

Nós colocamos em prática um novo modelo de abastecimento, monitorado por um sistema de computador desenvolvido pela Consultoria Econômica, Contábil e Administrativa Municipal (CECAM). O sistema, além de gerenciar o abastecimento, controla manutenções preventivas, peças de reposição, multas, seguros, e gera relatórios sobre consumo e quilometragem.

A Prefeitura tem custo alto com pedágios?

Fizemos parceria com a Artesp para ter isenção de pedágio. São 30 veículos com isenção e já cadastramos outros. Antes da parceria, a média de custo com pedágios era superior a R$ 3 mil por mês para atender a demanda, a maior parte do setor de Saúde. Com a parceria, a economia é grande.

A frota foi padronizada?

Sim, os veículos a serviço do Município receberam uma nova identificação visual, um trabalho para dar padrão e ampliar o controle e a identificação por parte da população. Os carros foram todos numerados e receberam o brasão do Município em destaque. Além dos benefícios práticos, ficaram mais bonitos. Além disso, junto com o CEAC, fizemos um uniforme para os motoristas para facilitar a identificação dos profissionais pela população.

Que outra melhoria destaca?

Cito outras duas ações: as câmeras de monitoramento que colocamos na garagem municipal para ampliar a segurança de servidores e da população, e nossa preocupação com os motoristas com cursos de socorrista e direção defensiva, além de exames para atestar a saúde dos condutores.

Fale sobre a parceria com taxistas.

Essa é uma ação muito importante. Agora, os pacientes de Iracemápolis que fazem hemodiálise em cidades da região fazem o percurso através de táxis custeados pela Prefeitura. A medida tem contribuído para a qualidade do tratamento, segundo taxistas e pacientes, pois tornou as viagens mais confortáveis e ampliou a pontualidade. O ganho é grande, uma vez que os taxistas trabalham com carros de excelente qualidade.

Por que houve essa medida?

A medida é fruto de estudos que levam em conta diversos custos, como diária e hora-extra de motoristas, combustível, pedágio e manutenção de carros da frota municipal, como troca de pneus, óleo e outros desgastes.

Na ponta do lápis, é mais barato locar táxis. A economia aos cofres públicos foi calculada em 46%, em média.

A Prefeitura verifica a opinião dos usuários?

Sim, distribuímos um questionário aos usuários da frota com o objetivo de avaliar o atendimento. A proposta é ouvir da pessoa que usa os serviços o que ela acha da conservação dos carros e do compromisso e pontualidade dos motoristas, bem como a forma de condução. Para nossa satisfação, o retorno da população tem sido positivo.